Pesquisa vai verificar influência da tecnologia no jornalismo

Compreender as transformações nas habilidades e competências dos profissionais de jornalismo em um contexto de mudança tecnológica, este é o objetivo de uma pesquisa desenvolvida pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade de Brasília (UNB), que pode ser respondida por profissionais da área no questionário online, disponível no link https://pt.surveymonkey.com/s/ticsnojornalismo.

O projeto é de autoria da doutoranda Ana Carolina Kalume Maranhão, e tem a orientação da professora Doutora Dione Oliveira Moura, ambas do Programa de Pós-Graduação da UNB. A pesquisa está sendo realizada em âmbito nacional. O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) apoia o estudo. Por isso, solicita a colaboração dos jornalistas locais para o preenchimento do questionário que fundamentará a pesquisa.

… Continue lendo… →

Fenaj encerra eleição para escolha dos novos diretores e Comissão Nacional de Ética

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) encerrou nesta quinta-feira, 18, a votação para a escolha dos novos integrantes da Comissão Nacional de Ética da categoria e a nova diretoria da instituição para os próximos três anos. No Pará, o pleito ocorreu com três urnas, sendo uma fixa na sede do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), outra na redação do jornal O Liberal, além da itinerante, que percorreu as TVs locais. A eleição aconteceu no período de 16 a 18 deste mês em todo o país. 

Duas chapas concorreram à eleição: a Chapa 1 “Sou jornalista, sou FENAJ”, presidida por Celso Schröder, que teve a representante do Pará, Priscila Amaral, como candidata ao Departamento de Saúde e Previdência. Já na Chapa 2 “Luta, FENAJ!”, presidida por Pedro Pomar, teve os jornalistas Paulo Roberto Ferreira, como candidato à 2º vice-presidente Nacional; Jecyone Pinheiro, candidata ao Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional, com apoio de Helena Palmiquist, que disputou a Comissão Nacional de Ética. 

… Continue lendo… →

Nova diretoria da Fenaj será escolhida nesta quinta-feira, 18

Iniciou na última terça-feira, 16, em todo o país, a eleição direta para a nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Comissão Nacional de Ética da categoria. Em Belém, o pleito será nesta quinta-feira, 18, de 8h às 20h, quando serão encerradas as votações.

Integrantes da Comissão Eleitoral Local (CEL) já definiram os últimos detalhes para o dia da votação. A CEL é composta pelos jornalistas José Maria Pedroso (presidente), Elizabeth Mendes da Silva (secretária) e José Emanuel Villaça (membro).

… Continue lendo… →

Sindicalização

Para sindicalizar-se ao Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), o profissional deve preencher a proposta de sócio e entregá-la no Sindicato, juntamente com três fotos 3×4 e cópias dos seguintes documentos: folha de identificação da carteira profissional (CTPS), folha em que consta o registro profissional na CTPS, Registro Geral (Carteira de Identidade); CPF … Continue lendo… →

Apresentação

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA), fundado em 17 de novembro de 1950, com jurisdição em todo Estado do Pará, é uma entidade autônoma, desvinculada do Estado e sem fins lucrativos, que visa à defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria dos trabalhadores, profissionais jornalistas, inclusive em questões judiciais … Continue lendo… →