Fenaj apoia as manifestações de 30 de agosto e orienta a participação dos sindicatos de jornalistas em todo o Brasil

Os jornalistas brasileiros, bem como o conjunto dos trabalhadores, sofrem neste momento uma grande ameaça a seus direitos trabalhistas, na forma do projeto de lei 4.330, que tramita na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, o PL legaliza a terceirização das atividades-fim das empresas no país, abrindo a porta para o completo desmonte dos direitos garantidos pelo vínculo empregatício.

Atualmente, a legislação restringe a terceirização por parte das empresas às atividades que não integram a sua área de atuação. Assim, no setor de comunicação, é permitido por lei terceirizar os serviços de portaria, segurança, transporte e cozinha, mas não o jornalismo. Diversos sindicatos de jornalistas têm conseguido, tomando apoio na atual legislação, impor às empresas a contratação de profissionais cujos direitos eram sonegados. Isso já aconteceu em empresas como a TV Record, a editora Abril e o jornal Folha de S.Paulo.

 

… Continue lendo… →

Sinjor repudia agressão ao apresentador de TV Raphael Polito

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA) vem a público alertar a sociedade sobre os perigos aos quais os jornalistas do nosso Estado têm sido expostos. Muitas vezes, vitimas da subordinação de uma linha editorial questionável e perigosa, imposta pelos empregadores aos trabalhadores da nossa categoria. Nesta segunda-feira, 26, o jornalista e apresentador … Continue lendo… →

Sinjor solicita reunião com advogado das ORM sobre Pauta de Reivindicações

Com objetivo de dar seguimento a pauta de reivindicações dos jornalistas que prestam serviços às Organizações Rômulo Maiorana (ORM), a Comissão de Acordos Coletivos do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) solicitou, em caráter de urgência, uma reunião de negociação com o advogado do grupo, Elton Barroso.

A pauta foi enviada à empresa no dia 21 de maio deste ano, com solicitação de negociação. Outros ofícios foram enviados durante os meses de junho e julho, com intuito de iniciar as negociações. A empresa respondeu apenas com uma contraproposta em que se dispõe somente a repor a inflação do período de trabalho, sem referência alguma às outras reivindicações. Por isso, esta contraproposta foi rejeitada pela categoria, que entende que há necessidade de uma ampla discussão da pauta enviada.

… Continue lendo… →

Sinjor-PA solicita acesso de repórteres para coberturas das atividades na Alepa

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) encaminhou no início deste mês, um oficio ao presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda, solicitando que os repórteres devidamente credenciados para realizar a cobertura diária das ações do legislativo nos veículos de comunicação, voltem a ter acesso ao plenário.

O Sinjor-PA ressalta que o acesso dos jornalistas ao plenário dos poderes legislativos é uma realidade nacional, vigente nos Estados e nos municípios, inclusive, na Câmara Municipal de Belém, onde a bancada da imprensa fica localizada dentro do ambiente do plenário. Na própria Câmara Federal e no Senado, em Brasília, o acesso aos jornalistas é permitido nas galerias contíguas aos plenários, sem o distanciamento imposto por divisórias envidraçadas.

… Continue lendo… →

Nova diretoria da Fenaj toma posse em solenidade no Rio de Janeiro

A diretoria eleita da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Comissão Nacional de Ética (CNE) tomarão posse do dia 25 deste mês, no Rio de Janeiro, logo após o encerramento do XIX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). A posse marcará o início do segundo mandato (2013/2016) do presidente reeleito, Celso Schröder.

O evento vai acontecer entre os dias 22 a 25 deste mês, no hotel Rio’s Presidente, no Centro do Rio. Nos três dias de programação, profissionais de diferentes setores vão participar dos sete painéis e rodas de conversas do evento. A delegação que vai representar os jornalistas do Estado do Pará é composta por  Roberta Vilanova, Sheila Faro, Priscilla Amaral, Enize Vidigal e Nonato Cardoso.

… Continue lendo… →

Sinjor participa de Conferência de Cultura em Belém e critica irregularidades denunciadas sobre o processo

No último sábado, 10, a Fundação Cultural de Belém (Fumbel) realizou a IV Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no auditório Ismael Nery, no Centur. O encontro reuniu cerca de mil pessoas entre representantes do setor artístico, da sociedade civil e do poder público, para discutir diversas pautas e a criação do Sistema Municipal de Cultura. 

O jornalista, Wildes Lima participou do evento como representante do Sinjor-PA. Segundo ele, o sindicato dos jornalistas é porta voz dos interesses de profissionais inseridos na cultura, como escritores, poetas, fotógrafos entre outros. “É de fundamental importância que o Sinjor-PA participe dos planejamentos culturais de Belém e do Estado. Nosso sindicato está mais atuante com seus associados, e não somente quanto à data-base de salários”, afirmou. 

… Continue lendo… →

Sinjor discute data-base com jornalistas em assembleia geral

Os jornalistas, reunidos em assembleia geral, neste sábado, 3, na sede do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), rejeitaram as contrapropostas de acordo coletivo apresentadas pelo jornal Diário do Pará e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Pará (Sertep). Na oportunidade, foi deliberada uma campanha de valorização profissional e majoração salarial, com o indicativo de paralisação geral da categoria.

As propostas rejeitadas tratavam exclusivamente da reposição salarial de 6,95%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período de abril de 2012 a março de 2013, com o retroativo a ser pago em três parcelas.

… Continue lendo… →