Comissão Especial para analisar a PEC do Diploma deve ser constituída na próxima semana

Nesta quarta-feira, 27, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) reuniu-se com integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para tratar da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, a PEC do Diploma. Após articulações da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sindicatos de Jornalistas com lideranças parlamentares, a instalação de Comissão Especial para analisar o mérito da matéria deverá ocorrer no início da próxima semana.

… Continue lendo… →

Alagoas se prepara para sediar o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas

Anfitrião do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) já disponibilizou para consultas o site www.36congressojornalistas.com do evento, que será realizado em Maceió, de 2 a 6 de abril de 2014. Bianual, o fórum máximo de deliberação da categoria foi antecipado em função da Copa do Mundo e das eleições do ano que vem. Com o tema central “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia”, o Congresso vai colocar no foco das discussões o importante papel da imprensa na construção de um verdadeiro estado democrático de direito.

… Continue lendo… →

Sinjor-PA confraterniza jornalistas e premia vencedores do I Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) realizou nesta quinta-feira, 28,  no restaurante Restô do Parque da Residência, sua tradicional festa de fim de ano. O evento reuniu jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e convidados, que lotaram o espaço num clima de muita confraternização. A noite, ao som da banda Mocotó Elétrico e sorteio de brindes, também foi de homenagem ao funcionário mais antigo do Sindicato, Paulo Lourinho e também dos colunistas Isaac Soares e Walter Guimarães, com painéis simbólicos dos colunistas.

… Continue lendo… →

Vereadores da Câmara Municipal de Belém rejeitam requerimento em defesa de jornalistas

Foi rejeitado na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Belém (CMB), o requerimento do vereador Fernando Carneiro (PSOL), que buscava apoio da CMB, aos jornalistas demitidos de forma injusta, na semana passada pelo grupo Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA).

… Continue lendo… →

Marcada audiência na ação coletiva do Sinjor-PA contra demissões de jornalistas no Grupo RBA

Está marcada para o dia 12 de dezembro, às 8h30, na 5ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho, uma audiência na ação coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), contra o Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), que demitiu os jornalistas Felipe Melo, Cris Paiva, Amanda Aguiar e Adison Ferrera, que participaram da greve realizada em setembro deste ano.

… Continue lendo… →

ONU vai decretar Dia contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas

 
A jornalista Ghislaine Dupont foi morta enquanto estava em cobertura no Mali, em novembro deste ano (Alain Schneider/Creative Commons)A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) vai decretar 2 de novembro como Dia Internacional contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas. Essa é a data em que foram assassinados dois jornalistas franceses no Mali. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 26, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius. Segundo ele, a votação na organização deverá ser feita ainda nesta semana.

Trabalho dos jornalistas é tema de seminário em Brasília

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em parceria com a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), realiza no período de 13 a 15 de dezembro, em Brasília, o Seminário Sindical dos Trabalhadores Jornalistas.

Durante o encontro, os participantes terão mesas de debate sobre o Mundo do Trabalho, com representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); O Mundo do Trabalho dos Jornalistas, com o presidente da Fenaj, Celso Schroder e, Zuliana Lainez, da direção da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc).

… Continue lendo… →

Jornalistas do Pará protestam contra demissões no Grupo RBA

Um ato público na última quarta-feira, 20, em frente à sede da Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), em Belém, marcou o protesto dos jornalistas do Pará contra a demissão de Felipe Melo, Cris Paiva, Amanda Aguiar e Adison Ferrera, que participaram da greve realizada em setembro. As demissões ocorreram um dia após o prazo de estabilidade provisória estabelecido em acordo. Neste sábado, 23, a categoria teve uma Assembleia Geral no Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA). Eles discutiram as medidas a serem tomadas nos próximos dias.

… Continue lendo… →