Manobra do Grupo RBA adia audiência na Justiça do Trabalho

Numa tentativa de constranger o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT/8ª) os advogados da RBA fizeram uma manobra para desqualificar o órgão, colocando sob suspeição a magistrada que julgaria nesta quinta-feira, 31, na 5ª Vara do Trabalho de Belém, o caso dos jornalistas Elias Santos, Yorranna Oliveira, Edmê Gomes, Thamires Figueiredo e Daniele Brabo, demitidos na empresa após participarem da greve ocorrida em setembro passado.

… Continue lendo… →

Grupo de Trabalho elabora proposta para estágio acadêmico

Um Grupo de Trabalho com integrantes da FENAJ e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) elabora uma proposta de estágio curricular a ser apresentado aos Sindicatos da categoria e cursos de Jornalismo. A iniciativa conjunta busca atender a uma demanda surgida após a aprovação pelo Ministério da Educação, em setembro de 2013, das novas Diretrizes Curriculares em Jornalismo. As propostas deverão ser debatidas em um seminário nacional previsto para o final de agosto ou em setembro.

… Continue lendo… →

Remarcada para setembro audiência sobre horas extras dos jornalistas das ORM

Foi remarcada para o dia 3 de setembro, às 10h10, a audiência que deveria acontecer nesta terça-feira, 29, na 3ª Vara do Trabalho de Belém, referente à compensação das horas extras dos trabalhadores das Organizações Rômulo Maiorana (ORM). A ação cautelar de exibição de documentos com pedido de liminar foi ajuizada mês passado pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA).

… Continue lendo… →

Justiça trabalhista julgará demissões de mais cinco jornalistas no Grupo RBA

Acontecerá na próxima quinta-feira, 31, às 10h, na 5ª Vara do Trabalho de Belém, nova audiência da ação coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), contra as demissões arbitrárias no Grupo RBA. Dessa vez, em favor dos jornalistas Elias Santos, Yorranna Oliveira, Edmê Gomes, Thamires Figueiredo e Daniele Brabo. Os trabalhadores foram dispensados após a greve ocorrida em setembro do ano passado, depois do fim do prazo de estabilidade de 45 dias firmado em acordo com o Sindicato.

… Continue lendo… →

Sinjor-PA repudia agressão sofrida por equipe de reportagem em Altamira

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudia com veemência  a agressão sofrida por profissionais da imprensa no exercício de sua profissão. No último sábado, 19, em Altamira, duas equipes de reportagem foram agredidas enquanto faziam a cobertura de um acidente ocorrido na Rodovia Transamazônica. A jornalista Karine Wil e o cinegrafista Arlito Ramos, ambos da RedeTV, … Continue lendo… →

Ato em Brasília cria o Observatório da Violência contra Comunicadores

O governo federal promove, no dia 22 de julho, ato de assinatura da Portaria Interministerial que cria o Observatório da Violência contra Comunicadores. Esta foi uma das propostas da FENAJ encampadas pelo GT dos Comunicadores, criado no âmbito do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), para o enfrentamento da violência contra profissionais da comunicação no Brasil.

… Continue lendo… →

Senado aprova ampliação do acesso de setores de serviços ao Simples Nacional

Aprovado por unanimidade no Plenário do Senado na quarta-feira (16/07), o PLC 60/2014 , que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples – regime de tributação simplificado para micro e pequenas empresas), que inclui também os serviços de assessoria de imprensa, vai à sanção presidencial. A expectativa é de que a nova tabela de alíquotas para serviços entre em vigor a partir de janeiro de 2015.

… Continue lendo… →

Tem boa repercussão a assembleia do Sinjor em Santarém

Foi boa a repercussão assembleia geral que o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) realizou, no município de Santarém, na última quinta-feira (17), na Subseção da OAB-PA , contando com a participação de aproximadamente 40 pessoas, entre jornalistas profissionais, professores e estudantes de Jornalismo. Os diretores do Sindicato assumiram o compromisso de ir periodicamente a Santarém, sendo que a próxima visita acontecerá após a posse da nova Diretoria, cuja solenidade está agendada para o dia 23 de agosto.

… Continue lendo… →